top of page

Prótese Peniana

Disfunção erétil ou impotência sexual é definida como a inabilidade de ter e/ou sustentar uma ereção suficiente  para manter relação sexual.

Condições comumente associadas com DE incluem: diabetes, hipertensão, dislipidemia, doença arterial coronariana, obesidade e tratamento de câncer de próstata.

Prótese peniana é uma forma de tratamento médico definitivo e bem estabelecido para disfunção erétil que não responde ao tratamento conservador com medicamentos e injeções penianas.

 

A prótese peniana é uma excelente alternativa para restaurar a capacidade erétil de pacientes que apresentam disfunção erétil por cirurgia de próstata ou outros motivos. Como o dispositivo permanece implantado por toda a vida na maioria dos casos, é importante conhecer as vantagens e desvantagens da prótese peniana para fazer a escolha certa.

Existem basicamente dois tipos de próteses penianas: as infláveis e as maleáveis. Embora compartilhem o mesmo objetivo – possibilitar o estado de ereção peniana para manter relações sexuais satisfatórias e duradouras – possuem características diferentes que podem fazer toda a diferença na satisfação, bem-estar e qualidade de vida do paciente.

 

Para quem a prótese peniana é indicada?

Uma prótese peniana é um pequeno dispositivo que é implantado cirurgicamente para substituir o tecido erétil para que o paciente possa recuperar a função erétil. O dispositivo é considerado a terceira linha de tratamento para disfunção erétil e é indicado para pacientes que não responderam satisfatoriamente ao tratamento com medicações e injeções penianas.

Tal como acontece com outros tratamentos, o implante de próteses penianas tem vantagens e desvantagens que devem ser discutidas em detalhes com o seu urologista. No entanto, se você tem disfunção erétil grave, não teve bons resultados com outros tratamentos e deseja recuperar sua capacidade erétil para ter relações sexuais, há muito mais prós do que contras em uma prótese peniana.

 

As vantagens e desvantagens da Prótese Peniana

As vantagens e desvantagens das próteses penianas variam principalmente em função do tipo de prótese a ser implantada. Conheça melhor cada tipo, suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.

Tipo Inflável

A prótese peniana inflável é um tipo de cilindro metálico que armazena solução salina e é implantado no escroto. Quando o paciente deseja ter uma ereção, eles simplesmente acionam um pequeno dispositivo localizado sob o escroto para fazer com que o fluido infle os cilindros, o que causa enchimento e aumento da pressão no tecido erétil, tornando o pênis um estado rígido.

Vantagens 

 

A grande vantagem da prótese inflável é permitir que o pênis volte ao seu estado flácido. Para fazer isso, basta acionar o dispositivo novamente após a relação sexual para que o fluido flua de volta para o reservatório. Além disso, a aparência da prótese inflável é muito semelhante a uma ereção normal, tornando praticamente impossível distinguir a prótese de uma ereção normal.

 

Desvantagens 

 

O implante de uma prótese inflável está associado a maiores custos devido à grande vantagem de não deixar o pênis em estado permanente de ereção. O valor pode ser uma desvantagem para alguns pacientes, mas é preciso considerar o custo-benefício que a prótese pode trazer para sua vida: aumento da autoestima, melhora da qualidade das relações sexuais, bem-estar e qualidade de vida.

 

Importante: sempre procure um especialista para realizar esse tipo de cirurgia

Seja para o implante de uma prótese peniana maleável ou inflável, é importante que a operação seja realizada por profissional altamente qualificado.

O sucesso da operação, que no final fará a diferença, depende diretamente do nível de satisfação do paciente e da qualificação do cirurgião.

 

 

Tipo Maleável

Também chamada de semirrígido, consiste em duas hastes de metal revestidas com uma camada de silicone que são inseridas cirurgicamente nas câmaras de ereção do pênis.

Melhores candidatos para próteses maleáveis

- Dificuldades de manipulação 

Artrite

Neuropatia periférica

Amputação de dedos

- Pacientes com abdome ou pelve previamente manipulados

Cirurgia pélvica anterior

Herniorrafia bilateral com tela

- Doenças neurológicas

Paciente com lesão medular

Pacientes jovens com doença neuromuscular como esclerose múltipla ou esclerose lateral amiotrófica

Pacientes com AVC

- Tratamento temporário para disfunção erétil

- Tratamento temporário para colocação de próteses infláveis

- Pacientes que desejem simplicidade e facilidade de uso

Vantagens 

 

A prótese maleável não apresenta risco de vazamento e é relativamente mais barata que a prótese inflável. Pode ser muito benéfico para pacientes com problemas nas mãos, com lesão na coluna ou muito idosos, pois requer pouca habilidade manual

 

Desvantagens 

A principal desvantagem da prótese maleável é que ela deixa o pênis em estado de ereção permanente, o que pode causar grande desconforto ao paciente durante sua rotina, tanto funcional quanto esteticamente. No entanto, tem boa maleabilidade e pode ser posicionado discretamente, mas ainda pode causar desconforto ao paciente.

bottom of page